top of page

OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma doença óssea decorrente de alterações na quantidade e na qualidade do osso. Como consequência, ele se torna mais frágil e pode sofrer fratura mesmo quando não há trauma.


As fraturas osteoporóticas mais frequentes ocorrem nas vértebras (coluna) e no quadril. As vertebrais estão associadas a dores crônicas, deformidade e perda de estatura. As de quadril são, em geral, mais graves e podem resultar em imobilização, intervenção cirúrgica ou até mesmo morte.


Na mulher


A osteoporose tem alto índice de ocorrência nas mulheres, sendo mais frequente após a menopausa. Nesse período, a deficiência de estrogênio resulta na perda de massa óssea.


No homem


A doença também é frequente entre os homens e tem na deficiência de testosterona e no envelhecimento seus principais fatores. Aproximadamente um em cada quatro homens, após os 50 anos, sofre uma fratura decorrente da osteoporose. A falta de conhecimento e interesse em realizar o diagnóstico faz com que a doença só seja descoberta tardiamente.


Quais são as causas da osteoporose?


Além do hipogonadismo (menopausa na mulher e andropausa no homem) e envelhecimento, existem outras causas comuns para a osteoporose. São elas:


Deficiência de vitamina D, frequente nos dias de hoje.


Disfunções das glândulas paratireoides e tireoide.


Quimioterapia.


Terapia com glicocorticoides (cortisona).


Cirurgia bariátrica.


É importante citar a alta incidência de perda óssea em pessoas com câncer ou com doenças reumatológicas. No caso do câncer, a perda óssea ocorre principalmente entre pessoas com câncer de mama, próstata ou com neoplasias hematológicas, como linfoma, leucemia e mieloma múltiplo.


•CLÍNICA LACME•

Excelência em Saúde

(88) 9 9486.1848 (88) 9 9930.3308

📍 Rua Teófilo Ramos, 259•Tianguá•Ceará


Portanto, a avaliação precoce da massa óssea desse grupo de pacientes é importante para que medidas de prevenção ou tratamento sejam adotadas.


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page