O próprio calor da mão ajuda a relaxar o intestino, por isso, o toque da massagem, além de melhorar a prisão de ventre, alivia as cólicas do bebê, libera os gases presos, melhora o sono, diminui o choro, entre outros benefícios.
Por isso elas são ÓTIMAS para serem feitas durante o ritual do sono, depois de um banho morno, porque ajudam o bebê a fazer cocô antes de dormir e isso evita que ele tenha gases durante a noite.
Tradcional: faça uma leve pressão sobre a barriguinha do bebê, no sentido do intestino (para direita-sentido horário);
Pinça: com as mãos em formato de pinça, aperte a barriga do bebê, para desfazer as bolhas de gases, e dê leves sacudidas nas perninhas, para ajudar ele a liberar esses gases;
Bicicletinha: com as perninhas dobradas e joelhos na direção da barriga, gire as perninhas do bebê juntas no sentido do intestino, como se estivesse massageando a barriga dele.
Posição de higiene natural: quando perceber que o bebê está fazendo força para fazer coco, pegue ele no colo e apoie as costas dele na sua barriga e mantenha as perninhas dele dobrada.
👉 É importante lembrar que os gases, assim como uma mudança na consistência das fezes, são ocorrências naturais e comuns nos bebês, devido o sistema digestório dele ainda estar em processo de desenvolvimento. No entanto, choros constantes de dor e mudança brusca no padrão de evacuações precisam de avaliação do pediatra.
⠀
_____________
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dr. José Portela
Pediatria
_____________
⠀⠀
⠀
• Clínica Lacme •
Excelência em saúde
📍 Rua Teófilo Ramos, 259 Tianguá Ceará
☎ (88) 9 9486.1848
💬 WhatsApp (88) 9 9930.3308
Comments