Mesmo que uma mulher nunca tenha sofrido de diabetes, esse problema pode ser desencadeado no período da gestação. É o que chamamos de diabetes gestacional, uma condição que pode atingir até 7% das futuras mamães.
Essa complicação, decorrente de alterações hormonais, geralmente começa no 3º trimestre de gravidez e ocorre devido a uma resistência à insulina provocada pelos hormônios da gestação. Mas o problema tem tratamento e pode ser prevenido.
Na maioria dos casos, não apresenta sintomas, mas algumas gestantes podem apresentar excesso de sede, maior vontade de urinar, visão turva e infecções urinárias mais frequentes. Mas como esses são sintomas comuns na gravidez, o médico solicita exames de glicose com mais frequência durante a gestação.
O tratamento é feito com dieta e, em alguns casos, medicamentos, sob a orientação de um nutricionista, endocrinologista e ginecologista. Embora na maioria dos casos a diabetes gestacional desapareça após o parto, é importante controlar o problema para evitar complicações ao bebê e à mamãe.
Ter uma dieta saudável, não apenas na gestação, assim como fazer atividades físicas e manter os exames de glicose em dia são medidas importantes para prevenir o problema.
E então? Vamos nos cuidar? A saúde agradece! 👏🏻
⠀
_____________
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dr. André Luiz
Ultrassonografia e Ginecologia
_____________
⠀⠀
⠀
• Clínica Lacme •
Excelência em saúde
📍 Rua Teófilo Ramos, 259 Tianguá Ceará
☎ (88) 9 9486.1848
💬 WhatsApp (88) 9 9930.3308
Comments