HÉRNIA ABDOMINAL: ENTENDA OS RISCOS DO ESTRANGULAMENTO

O que é hérnia abdominal? A hérnia abdominal é o escape total ou parcial de um, ou mais órgãos, pela parede do abdômen. A parede abdominal é constituída de diversas camadas, sendo a principal o revestimento muscular e aponeurótico, responsáveis pela sustentação dos órgãos presentes no abdômen.

Quando ocorre alguma anormalidade e a parede abdominal se encontra enfraquecida, os órgãos presentes na região podem ultrapassar essa barreira, resultando em abaulamentos visíveis.

Este abaulamento pode variar de tamanho, assumindo uma aparência semelhante a um pequeno nódulo de gordura ou até mesmo atingir uma proporção significativa. As causas de uma hérnia abdominal podem ser diversas.

Quais são os tipos de hérnia abdominal?

Hérnia epigástrica

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

Hérnia incisional

Ocorre na área de uma cirurgia anterior, geralmente porque a região foi enfraquecida ou quando uma incisão cirúrgica infeccionou.

Hérnia umbilical

Ocorre quando um ponto fraco na barriga permite que um pouco de tecido gorduroso ou intestino atravesse, criando um caroço ou protuberância perto do umbigo. As hérnias umbilicais ocorrem com frequência também em bebês e, na maioria dos casos, cicatrizam por conta própria. Ocasionalmente, entretanto, a cirurgia pode ser necessária nesses casos.

Hérnia inguinal

Ocorre quando há fraqueza no local de inserção dos músculos da parede abdominal nos ossos do quadril, ocorrendo saída da gordura abdominal ou de alças intestinais (geralmente do intestino delgado) através do canal inguinal. Em geral, são mais frequentes em homens, mas também pode afetar as mulheres.

O que uma hérnia pode causar?

De maneira geral, os sintomas de hérnia mais comuns são o abaulamento e a dor na região acometida, que podem surgir e desaparecer espontaneamente.

Entretanto, o paciente deve estar atento a esses sintomas, mesmo que não representem grandes incômodos. Pode ser necessário evitar esforços — já que algumas ações como levantar peso ou ficar demasiadamente em pé podem contribuir para a abertura no tecido muscular e o aumento da protusão. Como consequência, os sintomas também são intensificados.

Caso o paciente venha apresentar piora da dor, associado a náuseas e vômitos, o indivíduo deve procurar imediatamente ajuda profissional, pois estes sintomas podem estar relacionados com encarceramento (estrangulamento) do tecido.

O estrangulamento acontece quando essa hérnia fica presa no orifício, não podendo retornar a sua posição original, o que acaba por comprometer o fluxo sanguíneo do local.

Nesses casos, o paciente precisa de assistência médica imediata para que sua vida não seja colocada em risco.

É por essa razão que a melhor forma de evitar o estrangulamento da hérnia é realizar a cirurgia de correção logo que o problema é detectado.

Na Lacme disponibilizamos atendimentos com o cirurgião geral Dr. Caio Plácido.

Conte com a nossa equipe para cuidar da sua saúde.