A MELATONINA
- Clínica Lacme
- 1 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
A melatonina é geralmente conhecida como hormônio do sono, embora essa não seja sua melhor definição. Ela realiza muitas outras funções além de regular nossos ritmos biológicos e possui efeitos no sistema reprodutor feminino, fazendo parte da manutenção de muitos processos fisiológicos vitais, como:
✅ Puberdade e formação genital
✅ Função ovariana
✅ Ciclo menstrual
✅ Gravidez
✅ Envelhecimento do sistema reprodutivo
✅ Melhora natural da fertilidade e dos resultados no tratamento de reprodução assistida
✅ Diminui o estresse oxidativo e auxilia na maturação do oócito, desenvolvimento do embrião e luteinização das células da granulosa
👉🏻 O tratamento com melatonina para mulheres inférteis acentua as concentrações de melatonina intra-foliculares, diminui o dano oxidativo intra-folicular e aumenta as possibilidades de gravidez.
🔹 Níveis anormais de melatonina no sangue estão relacionados a uma série de disfunções no sistema “hipotálamo - hipófise - ovários”. Isso pode aumentar a ocorrência de puberdade precoce ou tardia.
🔹 A partir dos 45 anos, a melatonina começa a reduzir continuamente até o fim da vida humana e muitos estudos demonstraram a ligação entre a síntese de melatonina e o início da menopausa.
Por fim, a melatonina é um hormônio fundamental para as diversas funções da saúde feminina. As doses devem ser individualizadas e variam dependendo da indicação clínica e finalidades, por tanto converse sempre com o seu médico.
__________
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dr. André Luiz
Ultrassonografia e Ginecologia
____________
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Clínica Lacme •
Excelência em saúde
📍 Rua Teófilo Ramos, 259 Tianguá Ceará
☎ (88) 9 9486.1848
💬 WhatsApp (88) 9 9930.3308
Yorumlar